25 de julho de 2011

Risotto de Banana da Terra - gostinho brasileiro.


Sempre fui apaixonada pela culinária brasileira, pelos sabores exóticos das frutas da Bahia, pelas pimentas da Amazônia, pelas misturas mineiras e pelo simplório arroz com feijão feito pela minha mãe, na verdade os pratos mais simples, feito em casa com amor, são os mais marcantes na infância de uma criança.


Cresci observando minha mãe agradar toda a família com suas receitas italianas, pasta à bolognesa , lasagna, polenta e acabei pegando o mesmo gosto pela culinária e por essa cozinha típica das famílias brasileiras. Semana passada, eu lia uma revista no trabalho, quando me deparei com uma receita de risotto de banana da terra, na mesma hora arregalei os olhos e pensei: “simplesmente divino”. Um prato tipicamente italiano, com sabor originalmente brasileiro. Precisava disso, tinha que fazer o quanto antes essa experimentação.

A eleita para testar esse sabor comigo foi minha canária predileta, que agora espera um canarinho, é... a família está crescendo. Aproveitei um domingo sem muitas programações e fui ao mercado com meu canário ajudante, onde compramos todos os ingredientes para o novo experimento.

Preparação

Como as receitas de revista quase nunca dão certo, decidi que precisava aperfeiçoá-la, então busquei ajuda no Jamie (Oliver), que sempre tem dicas quentíssimas. Também precisava de um novo acompanhamento, pois o cherne sugerido na matéria era óbvio demais. Procurei, procurei, procurei e decidi por um Lagarto de Panela cozinhado na cerveja e no caldo de legumes, pois combinaria bem mais com minha irmã que não é muito adepta de peixes.

Risoto de Banana da Terra com Queijo Parmeggiano

O resultado? Acho que ficou bom, porque não sobrou nem risotto, nem lagarto e os canários passaram o domingo inteiro imaginando como passaram tanto tempo sem experimentar essa combinação. 

Nesse domingo predominou o canarinho verde e amarelo, com muita simplicidade e um bom vinho tinto chileno para brindar a chegada do Francesco, meu tão esperado canarinho.

2 comentários:

  1. Nossa que coisa mais fofa!!! O risoto estava dos deuses (italianos e brasileiros). A carne, uma delícia, mas o melhor de tudo foi todos ao redor da minha mesa (faltou um canário que tava longe, mas tenho certeza que repetiremos com ele presente). Amei a dedicatória, e amo vc, minha pequena!!!

    ResponderExcluir
  2. <3 Adorei participar desse domingo, experimentando a sua alquimia, de canario ajudante... A combinação ficou perfeita :) Esperando ansiosamente a próxima farra em familia na casa da kika. Viva o Francesco!

    ResponderExcluir