28 de abril de 2011

Bora Bora - Salvador

Acalmem-se! Não estou falando do Motel Bora Bora e sim de um novo restaurante que fica na Alameda das Praias em Salvador. Os donos são os mesmos da Barraca do Lôro e o estilo lounge havaiano arrasa na paisagem, no cardápio e no atendimento.


Nada mais agradável que sentir a brisa de Salvador, sentado à uma mesa no Bora Bora próximo ao horário pôr do sol. Som agradável, comidinhas deliciosas, não deixem de experimentar o ceviche, e atendimento campeão.

Restaurante Bora Bora
As caipovdkas também arrasam, experimentei a de umbu cajá e a de cajú, ambas em copo longo, o que é ótimo para quem gosta de tomar várias como eu ... :)


Caipvodka de Caju
Fica a dica !!!!!

18 de abril de 2011

Comida baiana? Sujou.

Sempre que alguém me fala em comida baiana, logo vem a mente o famoso "Monstro do Coentro Gigante" e o trauma é tanto, que muitas vezes deixo de comer algo para não ser inesperadamente atacada. Com o tempo venho tentado me livrar desse fantasma, mas confesso que um simples pedacinho dessa erva e meu fígado grita desesperadamente. 


Em casa de namorado meio baiano, não dá pra fazer feio, mas aqueles nomes estranhos de comida me deixam um pouco com a pulga atrás da orelha. 


_Você come abará?
_Abá o quê?
_Abará!
_Ãhm?!?!? (Cara de interrogação)


Parece até conversa de surdo, né?! Foi assim a primeira vez que experimentei essa iguaria baiana, que é o alimento votivo de Iansã, Obá e Ibêji.


Abará


Me apaixonei !!! Com pimenta caseira, daquela bem forte e perfumada, fica perfeito. Ao contrário do Acarajé, o Abará é cozido em banho maria, por isso mais light e mais leve.


Canário que é esperto não se intimida e canta com sotaque nordestino!


Curiosidade
Abará: Comida de origem africana à base de feijão-fradinho moído, com azeite-de-dendê, pimenta e cebola; é cozida enrolada em folhas verdes de bananeira; quando preparada para ser comercializada, geralmente no tabuleiro, acrescentam, como na forma de 'adubos' (recheios), formas simplificadas de outras comidas da culinária baiana, como vatapá, caruru, camarão defumado.

Dia internacional da dieta.

Toda segunda feira é a mesma história, medo de subir na balança, pânico de qualquer coisa frita e prato cheio de ingredientes verdes para compensar o fim de semana. Nós mulheres sempre achamos que começar a semana fazendo dieta resolve todos os nossos problemas e sinceramente acho ótimo que pensemos assim, pelo menos temos sempre um começo e é isso que importa.


Em homenagem à todas as mulheres, que assim como eu adotam a segunda como o Dia Internacional da Dieta, posto uma foto irresistível do meu prato... verde.






Ainda bem que amanhã já é terça!!!!!

17 de abril de 2011

Canário fino come couscous.

Hoje foi um daqueles domingos onde o corpo parecia não responder aos estímulos, um reflexo da quantidade de cerveja tomada no dia anterior no Original Brás (aliás capítulo à parte para esse blog). Nesses dias de ressaca é ótimo receber um convite para almoçar, porque a fome é avassaladora e a preguiça em ir para a cozinha é imensa.


Eis então que ouvi o menu... Cordeiro! Na mesma hora veio à minha cabeça aqueles turcos com espetos gigantes fazendo Kebabs por todo canto da cidade. Era uma carne forte, de sabor rançoso, que nem Coca Zero tirava o gosto. Fiquei tensa!!!


Mas na gaiola da sogra ninguém passa fome e para minha surpresa um delicioso cherne seria assado com palmito pupunha (AMO) e azeitonas pretas. Respirei aliviada, mas senti que precisava tentar de novo, afinal de contas cordeiro é apreciado no mundo inteiro e eu, como uma boa carnívora não poderia me entregar assim tão fácil. 


Lá fui eu...


Couscous marroquinho com Paleta de cordeiro
Resultado da brincadeira... repeti o prato 4 vezes !!! Isso mesmo, foram quatro pratos pequenos, claro, mas foram 2 vezes com cherne e 2 vezes com cordeiro. Cheguei a conclusão de que havia gostado mesmo era do couscous, porque ele sim esteve presente em todos os pratos. Na verdade ele foi a chave do sucesso, porque o arroz em seu lugar teria sido pesado e sem graça.


No final tudo deu certo para o meu lado e o domingão seguiu na sua mais perfeita inércia. Canário quando está bem alimentado, começa a semana cantando e que venha a segunda feira!!!

12 de abril de 2011

Cosa di nonna!

Aqui em casa a descendência italiana fala mais alto, tanto no temperamento, quanto na culinária e nada melhor que uma receitinha da vovó para acalmar os ânimos que andam agitados ultimamente. Na verdade o que realmente me faz lembrar a vovó é o Funicoli Funicola que tocava no Esperanza, pizzaria em SP, música que que ela cantarolava o dia todo quando estava perto da gente, até hoje me lembro do som da voz e das gargalhadas que dávamos juntas. 


Oh! Saudade.


Vovó Wally, esse post é dedicado especialmente à você e à todos os momentos que passamos juntas, desde nossas risadas jogando Banco Imobiliário, até nossas orações antes de dormir. Obrigada pelo seu carinho e pelos pirulitos comprados no Seu Nicola.


Bruschetta di pomodoro
A verdade é que com a vovó comíamos pão com feijão marronzinho e bastante azeite, mas  a receita acima, com as cores da Itália, consegue traduzir bem nossas tardes de domingo. 


Espero nunca esquecer dos momentos felizes que passamos juntas.





9 de abril de 2011

Caranguejo, coelho e canário!

Nunca fui muito fã de caranguejo, acho que porque todas as vezes que comia, havia coentro em demasia, que para mim, ou melhor para o meu estômago é um veneno. Coentro e canário definitivamente não combinam, aliás preciso pesquisar mais sobre essa planta que faz tão mal a algumas pessoas.


Em Janeiro visitamos Baía Formosa, que fica bem na ponta do RN, quase na divisa com a Paraíba, um lugar lindo, ainda selvagem e sem muitas opções de restaurante. Na praia principal apenas uma barraca , o Bar do Cocota. E foi lá, que comecei mudar de opinião sobre caranguejos.


Bruno e os caranguejos


Feito de forma simples, sem muito tempero, comi vários e vários desse bichinho, acompanhado de uma Boa bemmmm gelada. Sim, mudei de opinião, mas agora minha preferência é pela carne do caranguejo já separada num potinho, com muita pimenta e sempre, claro, acompanhada de cerveja estupidamente gelada. 


Canário e coelho que comem caranguejo, deixam a cadeia alimentar melhor equilibrada.

5 de abril de 2011

Um canário é atrasado, o outro é impaciente.

Na maioria dos relacionamentos a menina fica horas se arrumando no quarto, enquanto o menino passa horas sentado no sofá da sala esperando ansiosamente que ela apareça linda, cheirosa e com sorriso no rosto.


Isso seria o trivial de todas as histórias, mas na minha gaiola as coisas são bem diferentes!!!!


A canária além de impaciente é extremamente pontual, e o canário está mais monge budista do que para coelho da Alice. Na última sexta feira não foi diferente e enquanto eu, a menina canária, esperava horas sentada no sofá da sala, pronta, linda e cheirosa, ele, o menino canário, vinha tranquilamente ao meu encontro.


Então pensei... o que fazer para conter a ansiedade????


Doritos & Heinecken


E confesso que depois da grande idéia, nem vi o tempo passar ...




Quando o canário finalmente chegou, a canária esperava sorrindo de orelha a orelha, pronta para outra!

4 de abril de 2011

Salve o Zeca !!! E o caviar.

A marca registrada dos encontros gastronômicos na Gaiola da Sogra é a reunião na cozinha, onde ficamos a volta da mesa repleta de aperitivos, sempre acompanhados de uma boa garrafa de vinho, champagne ou presecco. Pra falar a verdade essa é a melhor parte, pois ficamos um bom tempo conversando, rindo à toa e bebendo em boa companhia.


Nesse petit comite rola sempre uma iguaria esplêndida, o caviar, que nos acompanha até as torradas terminarem. E ninguém melhor que o Zeca Pagodinho para ser trilha sonora desse post.


Caviar 





Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Caviar é comida de rico curioso fico, só sei que se come
Na mesa de poucos fartura adoidado
Mas se olha pro lado depara com a fome
Sou mais ovo frito, farofa e torresmo
Pois na minha casa é o que mais se consome
Por isso, se alguém vier me perguntar
O que é caviar, só conheço de nome

Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Geralmente quem come esse prato tem bala na agulha
Não é qualquer um
Quem sou eu pra tirar essa chinfra
Se vivo na vala pescando muçum
Mesmo assim não reclamo da vida
Apesar de sofrida, consigo levar
Um dia eu acerto numa loteria
E dessa iguaria até posso provar

Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Canário que mora em Gaiola de Ouro, deixa alpiste abandonado de lado!

3 de abril de 2011

Suco ou vodka?

Bom... decidi editar esse post, porque não estava como eu queria. Lá vamos nós again...

Pra bom bebedor, meia dose não basta e eu, como excelente biriteira, nem meia dose, nem uma inteira bastam. Um dia, precisando melhorar minha performance na corrida, decidi que ficaria uns dias sem beber álcool e pensei... como enganar meu psicológico, se água mineral não vem nem no copo de vodka cowboy?

Foi então que me lembrei que suco de tomate era preparado numa taça bacaninha, com limão na borda, pimenta e pedras de gelo... pronto! Havia encontrado uma saída.

Suco de Tomate - Restaurante Azzurra
Foi amor à primeira vista !!! A partir desse dia não falta a geladeira uma garrafa de suco de tomate italiano, tabasco, limão e pimenta do reino. Dessa forma passei não só a enganar meu cérebro inteligente, como a ajudar meu corpo a ser mais saudável.

Pra quem não sabe, o tomate é rico em vitaminas A, B, C e E, previne a coagulação sanguínea e é anticancerígeno. Bom pra mim e bom pra quem consome. 

Canário viciado em suco de tomate canta mais que canário com pigarro :)