18 de abril de 2011

Comida baiana? Sujou.

Sempre que alguém me fala em comida baiana, logo vem a mente o famoso "Monstro do Coentro Gigante" e o trauma é tanto, que muitas vezes deixo de comer algo para não ser inesperadamente atacada. Com o tempo venho tentado me livrar desse fantasma, mas confesso que um simples pedacinho dessa erva e meu fígado grita desesperadamente. 


Em casa de namorado meio baiano, não dá pra fazer feio, mas aqueles nomes estranhos de comida me deixam um pouco com a pulga atrás da orelha. 


_Você come abará?
_Abá o quê?
_Abará!
_Ãhm?!?!? (Cara de interrogação)


Parece até conversa de surdo, né?! Foi assim a primeira vez que experimentei essa iguaria baiana, que é o alimento votivo de Iansã, Obá e Ibêji.


Abará


Me apaixonei !!! Com pimenta caseira, daquela bem forte e perfumada, fica perfeito. Ao contrário do Acarajé, o Abará é cozido em banho maria, por isso mais light e mais leve.


Canário que é esperto não se intimida e canta com sotaque nordestino!


Curiosidade
Abará: Comida de origem africana à base de feijão-fradinho moído, com azeite-de-dendê, pimenta e cebola; é cozida enrolada em folhas verdes de bananeira; quando preparada para ser comercializada, geralmente no tabuleiro, acrescentam, como na forma de 'adubos' (recheios), formas simplificadas de outras comidas da culinária baiana, como vatapá, caruru, camarão defumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário